O Líder que faz a diferença estabelece metas. PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fábio Sampa   

"Dos 2.000 colaboradores, sabe quantos nós consideramos importantes? Todos! As pessoas precisam acreditar que estão no rumo certo: a pessoa certa no lugar certo, fazendo a coisa certa." (Rolim Adolfo Amaro, TAM)

salto_varaHavia um atleta que praticava a prova de "salto com vara" fazia vários anos. Experiente, seu sucesso era o resultado de exaustivos treinamentos, disciplina e muita motivação. Para cada série que dava de dez saltos, ele coseguia ultrapassar o sarrafo em oito vezes no mínimo, na altura do seu recorde.


Acostumado aos desafios, aceitou o convite para fazer uma série especial de dez saltos, para uma pesquisa. O objetivo básico desta experiência era avaliar a sua capacidade em executar repetidamente, e com sucesso, as técnicas do salto. Haveria, porém, uma pequena diferença: ele iria fazer todos os movimentos completos de um salto, mas não existiria nenhum sarrafo a ser ultrapassado no alto das barras. Claro que sua primeira reação foi a de estranhar a proposta, pois em toda sua vida ele não tinha praticado o salto sem o sarrafo. Ficou refletindo como seria estrano correr, saltar com toda a técnica e ultrapassar um sarrafo imaginário. Mesmo assim, o atleta executou o que estava combinado.

Indagado sobre a experiência, ele afirmou que não havia alterado nada na sua técnica de salto. Mas o que ele não sabia é que os estudiosos haviam instalado células fotoelétricas nas barras verticais, na mesma altura de seu recorde. Com elas os pesquisadores verificavam a cada salto se ele conseguia ultrapassar ou não a meta imaginária (que ele não via).

Nos dez saltos, seu desempenho não foi dos melhores: o "sarrafo eletrônico" só foi ultrapassao em apenas quatro vezes (bem abaixo do normal)!

Para completar a pesquisa, solicitaram ao atleta que fizesse a outra série de dez saltos, desta vez com o sarrafo colocado na altura do seurecorde. Seu desempenho voltou a ser o mesmo de sempre.

Essa simples história, tem como objetivo mostrar o quanto o estabelecimento de metas é fundamental para o ser humano. Apesar de ter repetido rigorosamente todos os movimentos do salto, o atleta demonstrou um desempenho aquém do normal, pois a suam meta não estava "visível", não era "clara" para ele. Por mais que ele tenha se esforçado em executar as tarefas que  normalmente realiza, o simples fato de não poder "visualizar" a meta a ser atingida comprometeu seu desempenho.

Quando as pessoas não tem metas claras e possíveis a seguir, não devemos esperar que alcancem necessariamente bons resultados. Um líder que faz a diferença estabelece as metas a serem seguidas, se possível, com a participação de seus liderados, e divulga-as de forma bem "clara" para que todo o grupo possa "dar o salto para vencer o sarrafo".

Faça a diferença você tambem!

Fábio Sampa

 
Faça seu Teste de Perfil

Newsletter

Receba dicas, novidades e comentários de Fábio Sampa.
Newsletter


Receber em HTML?

Leader Training

Depoimentos

"O coaching apareceu para mim num momento em que eu me debatia para dar conta de todas as tarefas da minha vida. Sabia que precisava mudar, mas não sabia como.
O coaching com o Sampa direcionou minha vida para a realização da minha vocação e dos meus sonhos.
Muito obrigada por me abrir os olhos várias vezes e me fazer entender as coisas que me atrapalhavam. 
O seu trabalho é fantástico. Sua missão e seu dom de compreender e ajudar as pessoas é mais que fantástico."

Olivia Tanioka - formada em Publicidade na USP - proprietária da Pretty Nails

"Acredito que a capacidade de evolução é inata ao homem. Acredito que todas as pessoas podem ser líderes nas diversas áreas da vida. Acredito que o ser humano é único e especial, capaz de ser e fazer muito mais do que imagina."
Fábio Sampa



@fabiosampa orkut